19 de julho de 2012

Sobram vagas de estágio nas férias


Férias são sinônimo de descanso para muitos estudantes universitários. Em Pernambuco, o clima mais ameno do mês de julho pode dar uma vontade maior de ficar na cama, mas para quem nunca estagiou, esse pode ser o momento de conseguir uma vaga. Com contratos terminando devido à conclusão de cursos, novas vagas surgem no mercado, até mais que em períodos letivos. Administração, ciências contábeis e engenharia são ramos que têm tido um maior número de vaga graças a Suape, de acordo com as empresas de estágio no Recife.

A quantidade de vagas aumenta, mas diminui a concorrência. “Existe até uma dificuldade em convocação. As vagas continuam a ser abertas, mas muitos escolhem viajar ou fazem a opção de não querer, para aproveitar o período descanso. Para quem está procurando e nunca estagiou, é uma oportunidade para arriscar mais, vão ter mais vagas disponíveis, menos concorrência”, explica Andréa Lacerda, gerente de seleção e contratação do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE).

A busca por candidatos que correspondam ao perfil pedido chega até mesmo às redes sociais. “A gente entra em contato com os que se registraram, manda e-mail e até mesmo procura e divulga pelas redes sociais. A demanda existe, mas durante as férias é mais difícil atender”, concorda a gestora de desenvolvimento empresarial, responsável também pela área de estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Ana Mendonça.
Estudante do curso de direito, Hugo Fernando está entre os que resolveram não ficar em casa nas férias. Ansioso por estudar, ele está entregando currículos. “A gente tem que tentar, a vaga não vai cair no nosso colo. Não da para ficar parado”, acredita Hugo. A situação é mesma de Ana Paula Santos, estudante de arquitetura. “Sei que tem exigências, mas tem que tentar. Vai que eu consigo?”, pondera Ana Paula.
Para quem está preocupado por não ter feito cursos extras ou falar uma segunda língua, a dica é dedicação. “O que mais pesa hoje em dia é a questão comportamental, é interesse, disponibilidade, ser mais proativo. Às vezes, exigem algumas coisas, como o AutoCAD, programa mais utilizado pelas empresas de engenharia e arquitetura, são coisas mais técnicas, mas no final, em uma dinâmica, analisa-se essa história de ser interessado, de se expressar bem verbalmente ou escrevendo”, avisa Andréa.

Fazer um curso para se preparar para a vaga e o mercado de trabalho conta também, mas é preciso ter mais que o certificado. “A qualificação de conhecimento é importante, não é só ter um curso, é saber de fato o que você aprendeu, com qualidade. E ter também desenvoltura do querer aprender, é o que vale mais para as empresas. Elas sabem que o importante é o interesse das pessoas, eles dão treinamento, capacitação, mas precisa envolvimento”, pondera Rafaela Albuquerque, analista de projetos do IEL, que trabalha na parte de desenvolvimento de fornecedores, ou seja, preparando pessoas para assumir as vagas.

Outro ponto importante para conseguir uma vaga é estar atualizado. "Você precisa saber o que está acontecendo no mundo e também qual a empresa em que está tentando uma vaga. Nunca chegue em uma entrevista sem ter procurado um pouco sobre o local, o que a empresa faz, qual a missão", alerta Ana, que lembra também os cuidados com contrato. "O ideal é procurar uma empresa que faça a intermediação, para evitar problemas. É preciso respeitar a lei do estágio, o máximo 30 horas semanais", avisa a gestora.


Cursos gratuitos
Para aqueles que ficam ansiosos e tem dúvidas sobre o que fazer numa entrevista de estágio, o CIEE no Recife tem uma série de cursos rápidos de marketing pessoal, laboratório de português, entre outros. “O Centro de Desenvolvimento de Competências atende os estudantes de baixa renda. Oferece cursos rápidos, entrevista, atendimento ao público. É um reforço para ele ter mais oportunidade de se sair melhor na seleção”, explica Andréa.
As turmas são pequenas e contam com professores voluntários. Os interessados podem acessar o site para conhecer mais sobre os cursos, o que é preciso para poder se inscrever e quando começam novas turmas. Para outras informações, a empresa disponibiliza também o telefone (81) 3421.6516.

Fonte: g1.globo.com/pernambuco

Um comentário:

  1. Com contratos terminando devido à conclusão de cursos, novas vagas surgem no mercado, até mais que em períodos letivos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário