20 de setembro de 2012

Como agir nas situações em que sua idéia foi roubada no trabalho



O colaborador sugere uma nova idéia para a organização. Em pouco tempo, percebe que o projeto foi executado, mas os “créditos” foram para um colega. Ao notar que teve sua idéia “roubada”, ele tem o desafio de descobrir qual o melhor caminho para seguir: contar ou não ao chefe imediato?

A conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Ana Karla Cantarelli acredita que um gestor que acompanhe de perto a equipe, consegue identificar quando a idéia de um funcionário é “apropriada” por outro. “Um chefe presente funciona de forma muito semelhante a um professor, percebendo quando as respostas de um aluno na prova não condizem com o seu perfil”, exemplifica.
No caso de empresas maiores, onde o contato entre o chefe e o funcionário não é tão direto, o primeiro deve ser informado sobre o que está se passando. “Nessas companhias com maior número de colaboradores, é muito difícil o gestor enxergar tudo o que está ocorrendo”, ressalva Cantarelli. Nesses casos, a melhor solução é que a “vítima” comunique ao superior.

Segundo a conselheira da ABRH explica, no entanto, que não existe um manual de como deve agir em um caso desses. “Só uma coisa é certa: tem que haver diálogo. O que vai ser feito depois disso, depende do entendimento do chefe e da empresa”, observa. Mas uma conversa é mesmo necessária. “Um ‘roubo’ de ideia pode significar duas coisas: imaturidade, de quem foi vítima - já que não soube guardar sua ideia para as pessoas ‘certas’ e insegurança por parte de quem praticou isso, que, certamente, achou que não teria capacidade de ter uma boa ideia sozinho”, observa.

Ainda de acordo com Ana Karla, é mais comum esse tipo de situação ocorrer em profissões que lidam diretamente com metas e criatividade. “Quando o projeto é o meio de se sustentar na profissão, pode acontecer de ter gente se aproveitando”, comenta. É desse caso que o publicitário e radialista Sérgio França acredita ter sido vítima. Ele passou por dois tipos de ocorrências: acredita que a ideia foi “copiada” por uma outra agência de publicidade e também por um ex-colaborador da empresa. “Imagine a situação de sugerir um projeto em uma reunião de pauta e de repente perceber a sua campanha sendo executada por outra pessoa, sem que você receba nem o crédito”, reclama.

Isso pode ser reflexo de uma estrutura de empresa que estimula a competição interna, de acordo com Ana Karla Cantarelli. “Muitas organizações, acabam, ainda que sem querer, estimulando este tipo de atitude, que fere a ética e a postura esperada de um profissional”, observa. Na área de gestão, uma das soluções a longo prazo, apontadas pela especialista, é motivar a cooperação entre funcionários.

Fonte: www.folhape.com.br

Um comentário:

  1. Ao notar que teve sua idéia “roubada”, ele tem o desafio de descobrir qual o melhor caminho para seguir: contar ou não ao chefe imediato?

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