10 de setembro de 2012

Profissional precisa desenvolver visão gerencial no trabalho


Não basta só cumprir cronograma, é preciso atitude inovadora

No mercado de trabalho atual, quanto mais o profissional conseguir desempenhar um número maior de funções em uma organização, mais ele “vale” para a corporação. O importante é ter uma visão gerencial, independentemente da área de formação.

E uma das etapas para realizar essas atividades é elaborar e executar projetos com eficiência. É isso que defende o conferencista internacional e consultor de projetos Paul Dinsmore. “Não adianta nada o profissional ser muito bom na parte burocrática, cumprir o orçamento e o cronograma do que foi acordado, se ele não souber lidar com o mundo ‘exterior’, se não souber, por exemplo, dialogar com a comunidade do local onde ele vai instalar o projeto”, explica.

Para realizar os planos de forma correta, o “novo profissional” também precisa estar antenado com a tecnologia. “Muitos softwares, por exemplo, apresentam alternativas bem viáveis de metodologia e realização de projetos”, observa. E, para isso, as companhias devem oferecer treinamento e atualização para que os funcionários consigam realizar as atividades com mais eficiência.

O equilíbrio ideal das novas demandas do mercado de trabalho deve ser feito entre experiência e eficiência (cumprimento de prazos e custos), de acordo com o consultor. Esses fatores podem ser chamados de “governança de gestão de projetos”. Esses conhecimentos são válidos para pessoas de várias áreas, mas existe uma “tendência” que sejam mais utilizados nas especialidades de Engenharia e Informática, com atribuições comuns às áreas de projetos.

O norte-americano Paul Dinsmore é considerado referência internacional em gestão de projetos. É autor de 18 livros, como “Transformando Estratégias em Resultados Através da Gerência por Projetos” e “Teal® - Uma Revolução em Educação Empresarial”. Paul esteve no Recife no dia 29 de setembro, quando conversou com a reportagem da Folha de Pernambuco sobre as novas perspectivas profissionais na área de gerenciamento de projetos. O engenheiro californiano proferiu palestra na 5a Conferência de Gerenciamento de Projetos, no Golden Tulip Recife Palace, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Fonte: www.folhape.com.br

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário