20 de julho de 2011

Trânsito da Avenida Agamenon Magalhães sofrerá mudanças

Se você for fazer alguma entrevista a partir da próxima semana e tiver que passar pela Agamenon Magalhães, fique atento as mudanças que ocorrerão no trânsito dessa avenida.



O principal corredor viário do Recife, a avenida Governador Agamenon Magalhães, vai passar por algumas mudanças no trânsito a partir deste sábado (23). A Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará giros de quadra, em substituição a entradas à esquerda, e eliminará três acessos que fazem a ligação entre a pista principal e a pista local no sentido Olinda/Boa Viagem.
 
De acordo com o prefeito João da Costa, até dezembro, devem ser concluídas as operações também nas avenidas Norte e Abdias de Carvalho. As modificações fazem parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, lançado pelo gestor no último mês de maio, e que institui uma série de medidas para melhorar os padrões de mobilidade urbana da Cidade.
 
MUDANÇAS

Serão fechados três acessos que ligam a pista principal à local na avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr. Bandeira Filho - uma de saída e outra de entrada para a pista local - em frente ao Clube Português - e a primeira agulha após a rua Joaquim Nabuco. Com a eliminação das passagens, haverá uma maior fluidez na circulação dos veículos tanto na pista principal como na secundária.   
 
Outra medida é a proibição de realizar o giro à esquerda, no horário das 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem. Os motoristas agora deverão realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da Avenida Agamenon Magalhães. Assim, a CTTU pretende evitar que se formem retenções devido à obstrução de uma das faixas na via com os carros aguardando o momento de entrar à esquerda.
 
Com a ação, será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon, situados na altura da rua General Joaquim Inácio e rua Bandeira Filho para também das 7h às 22h.

Os giros de quadra devem ser realizados da seguinte forma:

 
Avenida Rui Barbosa
– Para cruzar a avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rui Barbosa, os motoristas na pista principal, em direção à Boa Viagem, terão que fazer um novo percurso. Devem acessar a pista local da avenida nas proximidades da rua Buenos Aires, depois entrar à direita na Rua Dr. Bandeira Filho, passar pela praça do Entroncamento, pegar a Rui Barbosa e seguir em frente.
 
Rua Henrique Dias
– No sentido Olinda/ Boa Viagem, será proibido que os motoristas na pista principal da Agamenon dobrem à esquerda no pontilhão em frente à rua Henrique Dias. Agora, os condutores precisam pegar a pista local da Agamenon, logo após o Hospital da Restauração, entrar à direita na rua Amauri de Medeiros, depois à esquerda na rua Jener de Souza e, novamente, à esquerda na rua Henrique Dias.   
 
Hospital da Restauração
– O motorista que quiser acessar o Hospital da Restauração, no sentido Olinda/ Boa Viagem, deve entrar na pista local logo após a descida do viaduto da João de Barros ou na entrada após a rua Buenos Áries (esta será o último acesso à unidade hospitalar para quem sai de Olinda).
 
TRANSPORTE COLETIVO

Além das mudanças físicas na Agamenon Magalhães, haverá a mudança no itinerário de 13 linhas de ônibus. A iniciativa também visa facilitar a circulação dos veículos na via e em um trecho da rua da Hora.

Por conta do fechamento dos acessos que ficam em frente ao Clube Português, cinco linhas deixarão de trafegar pela rua São Salvador e passarão a trafegar pela rua 48 para ter acesso à Agamenon Magalhães.


São elas: 723-Cajueiro (Via Derby); 760-Dois Unidos/Derby; 780-Alto Santa Terezinha/Derby; 830-Caixa D’Água/Derby e 850-Aguazinha/Joana Bezerra.

 
Já nove linhas provenientes da rua Dom Bosco deixarão de entrar na pista local por conta do fechamento do acesso em frente ao Hospital da Restauração e de atender à parada de ônibus localizada na pista local em frente à unidade.

Com isso, elas passarão a atender ao ponto localizado na pista central da Agamenon Magalhães. Após esta parada, os ônibus entrarão na pista local pelo acesso posterior ao que foi interditado.


As linhas são: 351-Curado II; 352-Curado II (Bacurau); 361-Curado IV - R.14; 362-Curado IV (Bacurau); 363-Curado IV - Av. 01; 421-Torrões e 431-Cidade Universitária. Por fim, a linha 982-Conjunto Beira Mar/Derby passa a ingressar na pista local da avenida pelo acesso mais próxima ao viaduto.

  
MODERNIZAÇÃO DE SEMÁFOROS
A Avenida Governador Agamenon Magalhães foi contemplada com outra medida do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012: a modernização da rede semafórica. Na via, foram atualizados nove cruzamentos semaforizados com a instalação de baterias, que garantem o funcionamento dos sinais mesmo na falta de fornecimento de energia elétrica por parte da empresa de eletricidade.
 
Além das baterias, os semáforos foram dotados de novos gabinetes para os controladores, de proteção para garantir uma maior vedação contra umidade, cabos de comunicação, aterramento e filtros específicos para evitar “ruídos” na comunicação entre as redes. Até o final do mês de agosto, serão modernizados 210 grupos semafóricos nos principais corredores viários da cidade.

CAMPANHA EDUCATIVA

A partir desta terça-feira (19), será realizada uma grande campanha educativa nos principais pontos da avenida, pela qual trafegam diariamente, em média, 86 mil veículos, nos dois sentidos.

Equipes de arte-educadores irão distribuir panfletos com a ilustração de um mapa para alertar às pessoas sobre as alterações na circulação com o fechamento dos acessos entre a pista principal e local da Agamenon, e a proibição dos giros à esquerda.

 
No total, 36 pessoas irão participar o trabalho educativo, que acontecerá no horário das 7h às 13h, e das 13h às 19h. A campanha prossegue na Agamenon Magalhães até o dia 29 de julho, para que as pessoas conheçam as alterações.

O PLANO

O Plano de Ação para o trânsito do Recife 2011/2012 compõe uma série de intervenções para melhoria dos padrões de mobilidade urbana da Cidade. O pacote de serviços está dividido em nove metas, desde a modernização semafórica até ações de recuperação de pavimento e sinalização.

O plano inclui, ainda, estudos de engenharia de tráfego, manutenção de ciclovias e a elaboração de projeto de lei ou decreto que regulamente a atividade de carga e descarga. O investimento total do plano, que tem o prazo de um ano para a execução, é de R$17.916.560 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário