6 de maio de 2011

Vantagens e desvantagens da mãe que trabalha fora

 Você quer ser uma grande profissional ou uma grande mãe? Há pessoas que afirmam que não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo. O fato de uma mulher trabalhar pressupõe que a educação de seus filhos sempre terá uma lacuna, algo que nenhuma avó, escola ou babá conseguirão suprir? Será que as mães que trabalham mantêm relacionamentos tão bons com seus filhos quanto as mães que estão em casa em período integral? Essas e outras dúvidas estão sempre presentes na vida de algumas mulheres. Mas, o que fazer?
"A partir da década de 60 a condição da mulher avançou bastante. Temos que ter muito jogo de cintura para lidar com essa situação. Ser maleável é requisito fundamental para as mulheres que querem ser uma boa mãe e ótima profissional", afirma Cristina Spera, gerente de conteúdo da empresa de Recursos Humanos Bumeran do Brasil. "Eu mesma tive que me readaptar quando nasceu minha filha. Eu estava com 24 anos, era recém-formada e optei por trabalhos com horários 'formais'. Meus sábados e domingos eram só para minha filha. Trabalhei muito como free lancer para que meu tempo com ela fosse maior", completa.
E o que dizem os psicólogos? Trabalho e filhos são incompatíveis? Madalena Ramos, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Casal e Família da PUC-SP, diz que não se observam grandes diferenças entre crianças de mães que trabalham e das que ficam em casa, desde que a figura materna e paterna estejam presentes quando possível.
"Há pequenas deficiências nas duas situações. A mãe que trabalha pode se sentir meio constrangida em impor limites ao filho. Ela não quer estragar o pouco momento que passa com a criança, então deixa de lado as broncas na hora que elas deveriam e precisavam ser dadas. Mas a mãe que fica o dia inteiro em casa também pode 'falhar'. Ela é capaz de passar o dia inteiro num canto da casa e a criança no outro", completa a psicóloga. Ou seja, preze pela qualidade do tempo que você passa com seu filho. Às vezes, a quantidade não é a melhor opção. 


Informações que as mães precisam conhecer


• A decisão de trabalhar ou não vai de acordo com as necessidades familiares e segurança financeira. No entanto é bom saber que crianças cujas mães trabalham fora podem apresentar um desenvolvimento emocional tão bom quanto as outras.
• Os benefícios que a criança recebe quando a mãe trabalha incluem aumento de independência, maturidade e responsabilidade, além de aprender a confiar em outros adultos e a negociar melhor com igualdade.
• O ideal é que a mãe comece a trabalhar quatro meses após o parto, para recuperar-se fisicamente e para que se desenvolvam suas habilidades maternas.
• Os bebês preferem que o cuidado seja feito em sua própria casa, mas se for impossível, o ideal é deixar a criança com alguma pessoa próxima ou com babá. Se tiver que deixar em creche, é importante visitar o local e perceber como é seu funcionamento por, pelo menos, um turno.
• Muitas crianças não se adaptam a creches até completarem dois anos ou dois anos e meio de idade. Na escola também pode haver problemas de adaptação. A solução é ajudar a criança a se acostumar aos poucos e deixá-la com uma atitude alegre, que transmita segurança.
• Em caso de doença, é bom solicitar dispensa do trabalho por pelo menos um dia. A decisão de voltar à escola ou creche deve ser em como a criança está se sentindo. Pedir ajuda a familiares ou outra mãe conhecida pode ser necessário.
• Procure adequar sua carga horária aos momentos mais importantes da criança. Se for possível, tente trabalhar um pouco em sua casa.
• Quanto mais tempo de contato com o(a) filho(a) melhor. Por isso, aproveite os minutos no trajeto de ida e volta de onde você a deixar sob cuidados, além do tempo do café-da-manhã e antes de dormir.
• Não hesite em pedir ajuda. Por mais que você tenha vontade de participar o máximo da criação de seus filhos, é preciso a colaboração de outras pessoas, como o pai, os avós, tios(as) ou amigos(as). Sem boas noites de sono, nada parecerá estar bem. Por isso, cuide-se também de si mesma.

Fontes: mulher.terra.com.br / www.pucrs.br

2 comentários:

  1. JÁ ESTÃO DISPONIVEIS NO MEU BLOG AS VAGAS DE EMPREGO E ESTAGIO DE 08/05 A 14/05.

    quezia-gomes.blogspot.com

    VAGAS ATUALIZADAS DIARIAMENTE

    ResponderExcluir
  2. Oi Quezia!
    Seu blog é bem interessante.
    Eu também sou estudante de Administração e comecei recentemente a escrever um blog sobre Empresas. Dê uma passadinha lá depois pra vc conhecer.
    Já estou seguindo aqui!
    Bjus
    Deus ilumine sua vida!
    http://empresanotadez.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário