15 de outubro de 2011

Mais da metade dos gestores não atende às expectativas de seus liderados, aponta pesquisa


Mais da metade dos gestores brasileiros não atende às expectativas dos seus liderados. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Michael Page com mais de 1500 profissionais de diversos setores e níveis hierárquicos no país, que avalia a percepção dos entrevistados com relação às suas próprias expectativas frente aos líderes ou liderados.
A Michael Page perguntou aos profissionais juniores se o seu gestor atende às suas expectativas e 52% disseram não estar satisfeitos. Em paralelo, foi perguntado aos gestores se eles se sentem preparados e aptos a coordenar os times que possuem, e mais de 73% afirmaram que sim, estão preparados para liderar e acreditam que fazem isso de maneira satisfatória a seus liderados.
"Isso mostra uma tendência importante. Os gestores podem estar vivendo um distanciamento significativo da realidade de seus times, muito pela pressão por resultados ou pela demanda dos níveis mais altos da organização. Isso cria uma pressão por exposição que o afasta muitas vezes do dia-a-dia dos times", afirma Pontes.
Quando perguntados sobre o que deve ser feito na prática para a melhora da gestão, os dois grupos chegam em um consenso: comunicação. 73% dos liderados e 60% dos líderes são categóricos em dizer que, para melhor equilibrara esta relação, aperfeiçoar o fluxo de comunicação é fundamental.

De acordo com Paulo Pontes, Presidente da Michael Page Brasil, esta pesquisa é importante ferramenta para auxiliar as áreas de recursos humanos a melhor organizarem o fluxo de informação e comunicação entre áreas, líderes e liderados. "Em diversas ocasiões, a comunicação é o fator primordial para o sucesso ou o fracasso de qualquer estratégia corporativa. Isso é mais evidente nas relações entre equipes, especialmente quando envolvem expectativas destes executivos", conclui. 


3 comentários:

  1. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Michael Page com mais de 1500 profissionais de diversos setores e níveis hierárquicos no país.

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  2. Só metade! Pela minha experiência eu pensaria em três quartos de insatisfeitos. No entanto, existem os insatisfeitos que ficam 10 anos reclamando. Conheço um que reclama há 25 anos! É preciso agir!

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  3. Concordo com Ari Lopes, os resultados não surpreendem, embora sejam preocupantes, principalmente este descolamento entre as percepções dos dois públicos. Existem tantas ferramentas disponíveis para desenvolvimento de lideres, mas acredito que a abertura para receber feedback e maturidade para refletir sobre seu próprio comportamento ainda representa uma grande lacuna nas relações entre lideres e liderados.

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