Mais da metade dos gestores brasileiros não atende às expectativas dos seus
liderados. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Michael Page com mais
de 1500 profissionais de diversos setores e níveis hierárquicos no país, que
avalia a percepção dos entrevistados com relação às suas próprias expectativas
frente aos líderes ou liderados.
A Michael Page perguntou aos profissionais juniores se o seu gestor atende
às suas expectativas e 52% disseram não estar satisfeitos. Em paralelo, foi
perguntado aos gestores se eles se sentem preparados e aptos a coordenar os
times que possuem, e mais de 73% afirmaram que sim, estão preparados para
liderar e acreditam que fazem isso de maneira satisfatória a seus liderados.
"Isso mostra uma tendência importante. Os gestores podem estar vivendo
um distanciamento significativo da realidade de seus times, muito pela pressão
por resultados ou pela demanda dos níveis mais altos da organização. Isso cria
uma pressão por exposição que o afasta muitas vezes do dia-a-dia dos
times", afirma Pontes.
Quando perguntados sobre o que deve ser feito na
prática para a melhora da gestão, os dois grupos chegam em um consenso:
comunicação. 73% dos liderados e 60% dos líderes são categóricos em dizer que,
para melhor equilibrara esta relação, aperfeiçoar o fluxo de comunicação é
fundamental.
De acordo com Paulo Pontes, Presidente da Michael
Page Brasil, esta pesquisa é importante ferramenta para auxiliar as áreas de
recursos humanos a melhor organizarem o fluxo de informação e comunicação entre
áreas, líderes e liderados. "Em diversas ocasiões, a comunicação é o fator
primordial para o sucesso ou o fracasso de qualquer estratégia corporativa.
Isso é mais evidente nas relações entre equipes, especialmente quando envolvem
expectativas destes executivos", conclui.
Fonte: www.administradores.com.br
A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Michael Page com mais de 1500 profissionais de diversos setores e níveis hierárquicos no país.
ResponderExcluirSó metade! Pela minha experiência eu pensaria em três quartos de insatisfeitos. No entanto, existem os insatisfeitos que ficam 10 anos reclamando. Conheço um que reclama há 25 anos! É preciso agir!
ResponderExcluirConcordo com Ari Lopes, os resultados não surpreendem, embora sejam preocupantes, principalmente este descolamento entre as percepções dos dois públicos. Existem tantas ferramentas disponíveis para desenvolvimento de lideres, mas acredito que a abertura para receber feedback e maturidade para refletir sobre seu próprio comportamento ainda representa uma grande lacuna nas relações entre lideres e liderados.
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